V. Ser Um Membro Duma Igreja Local

 

A. É EXEMPLO BIBLICO.

1. Em Atos 2:38-41, Pedro pregou o Evangelho, muitos aceitaram e foram depois batizados. No mesmo dia houve um ____________ de quase três mil pessoas.

NOTA: O examplo é que quando a pessoa é salva e batizada, então deve ser acrescentada àquela igreja.

2. Em I Coríntios 5:1-13, a igreja em Corinto é repreendida por deixar um de seus membros continuar em pecado publicamente.

a. O versículo 2 diz que a igreja devia estar lamentando por causa do pecado deste homem, "para que fosse ____________ do vosso meio quem tamanho ultraje praticou. " (tirado da igreja).

b. O versículo 7 diz: "____________ fora (retire) o velho fermento".

c. O versículo 13 repete: "____________, pois, de entre vós o malfeitor".

NOTA: Você não pode ser tirado de um grupo, a menos que seja membro dele. Você não pode ser expulso de algo do qual não faz parte. Por isto estes versículos mostram claramente que a igreja primitiva tinha um rol de membros.

3. Mateus 18:15-17 descreve como uma pessoa vem a ser removida do rol de membros da igreja local.

a. O versículo 15 diz que se um irmão crente "pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele __________. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão".

NOTA: Pode ser que o ofensor nem perceba ou não saiba que o ofendeu. É por isto que você tem que ir a ele sozinho, dando-lhe a chance de fazer as pazes, sem envergonhá-lo diante dos outros.

b. Se a pessoa se recusar a consertar o erro, então vá falar com ela levando uma ou __________ outras pessoas, para que sirvam de testemunhas perante a igreja do problema. (vs. 16)

c. Se o ofensor não ouvir às testemunhas, o versículo 17 diz que elas devem dizê-lo à ____________ (a igreja reunida).

d. Se o ofensor não quiser ouvir a igreja, o mesmo versículo diz: "Considera-o como ____________ (pessoa descrente) e publicano".

NOTA: Uma pessoa que não é salva não pode ser membro da igreja. Do mesmo modo, um crente que cai no pecado e não se arrepende é tirado do rol de membros.

O propósito da disciplina da igreja não é expulsar a pessoa - é um passo que, espera-se, trará a pessoa de volta. II Coríntios 2:1-11 é uma carta de orientação em relação ao homem imoral de I Coríntios 5:1-13. Ele se arrependeu em II Coríntios 2 e agora os membros da igreja não sabiam o que fazer com ele.

(1) II Coríntios 2:6 diz: "____________ a punição pela maioria"

(a punição foi bastante para fazê-lo arrepender-se.

(2) O versículo 7 diz: "De modo que deveis, pelo contrário,

____________-lhe (não guardar rancor contra ele, após arrepender-se).

(3) O versículo 8 diz: "_______________ para com ele o vosso

amor" (encorage-o agora que é amigo e parte da igreja mais uma vez).

 

B. É EVIDÊNCIA DE SUA DEDICAÇÃO E INTENÇÃO DE VIVER PARA CRISTO.

1. Atos 5:1-11 nos conta a história trágica de um marido e respectiva esposa, que mentiram à igreja.

a. De acordo com os versículos 1-3, haviam vendido uma ________________.

b. A igreja não os forçara a dar nada deste dinheiro da venda, porque o versículo 4 diz: "Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu _____________?"

c. O versículo 4 mostra como é sério mentir à igreja - não é só mentir aos homens, é mentir a __________.

d. Os versículo 5-10 mostram as conseqüências do pecado deles. Tanto Ananias quanto Safira, sua esposa, _______________.

2. Após a morte de Ananias e Safira, Atos 5:13 diz que: "Mas, dos restantes, ninguém ousava ____________-se a eles" (unir-se a igreja).

NOTA: O problema das pessoas, de repente, não se unirem à igreja não era porque dois mentirosos ou hipócritas haviam sido descobertos nela, lançando dúvidas sobre o resto dos membros, porque o versículo 13 diz: "Porém o povo lhes tributava grande _______________", (O povo tinha os membros da igreja em alta consideração).

A razão não era porque ninquém estava sendo salvo, porque o versículo 14 diz: "E ____________ mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres."

Então qual era o problema, para que ninguém se unisse à igreja?

Durante certo tempo, as pessoas ficaram com medo de se unirem a esta igreja por causa do que acontecera a Ananias e Safira. Tinham medo que se se unissem, e depois mentissem ou cometessem outro pecado, também morressem de repente.

Por isso os membros desta igreja eram tão respeitados pelos outros. Aquele que dava o passo de se unir a esta igreja, mostrava a evidência de que levava a sério sua dedicação a Jesus Cristo e sua intenção de viver para Ele.

 

PERGUNTA: E você? É membro de uma boa igreja local, que prega realmente a Bíblia? Se leva a sério viver para Jesus Cristo, então precisa dar este passo e se unir a uma igreja assim!

 

REVISÃO:

1. Depois que Pedro pregou a mensagem do Evangelho, 3000 pessoas foram salvas, batizadas e ____________________ à igreja.

2. O homem imoral de I Coríntios 5:2 recebeu a ordem de "que fosse ____________ o vosso meio" (tirado da igreja).

3. Você não pode ser tirado de um grupo, a menos que seja ____________ dele.

4. Se um crente o ofende de algum modo, "vai argüi-lo entre ti e ele __________".

5. Se o ofensor não o ouvir, nem às testemunhas que levar, então você deve dizê-lo "à _____________".

6. Se o ofensor não ouvir à igreja, então "considera-o como ____________" (como uma pessoa que não é salva; isto é, não mais um membro da igreja).

7. Se o ofensor se arrepender de seu pecado, após ser tirado da igreja, então você deve ____________________para com ele seu amor (II Coríntios 2:8). (Encorage-o dizendo que são amigos e que o quer como membro da igreja local mais uma vez).

arrow1.gif (977 bytes)                                                             wpe2.gif (973 bytes)

FlagLine.gif (1691 bytes)

email2.gif (4742 bytes)   home2.gif (4757 bytes)   order2.gif (4770 bytes)   download2.gif (4793 bytes)

Chapter 1, 2, 3, 4, 5, Final Test   Liberty Bible Course Directory