II. Por Que Existe a Necessidade de uma Igreja Local?

 

A. PORQUE PROVÊ A COMUNHÃO NECESSÁRIA.

NOTA: A palavra comunhão significa: "ter em comum".

1. Atos 2:42 diz que os salvos no versículo 41 "perseveravam na doutrina dos apóstolos e na ________________, no partir do pão e nas orações".

2. Atos 2:46 relata que continuaram nesta prática ______________________, unânimes.

NOTA: É normal os crentes precisarem da amizade uns dos outros, como os versículos a seguir mostram.

3. De acordo com II Coríntios 6:14, não devemos nos por em jugo desigual com os descrentes, porque a justiça não tem comunhão (nada em comum) com a ____________________.

4. Este versículo também diz que a luz não tem comunhão com as ____________.

NOTA: Quando aceitamos Cristo como nosso Salvador, logo descobrimos que seguimos uma direção diferente dos antigos amigos. Falamos com eles sobre o que Cristo fez por nós e pode fazer por eles, mas se rejeitarem o Evangelho, vamos chegar a conclusão que cada dia temos menos em comum com eles. De fato, de acordo com os versículos a seguir, nossos ex-amigos às vezes nos magoam ao ficarem contra nós.

5. I Pedro 4:1-4 diz que nossos antigos amigos "__________________ que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão".

6. De fato, estes versículos chegam até a dizer que eles ______________________ de você, porque não irá com eles para praticar os antigos pecados.

NOTA: Esta é uma boa razão para se ser fiel na freqüência à igreja local. Você precisa da amizade e comunhão que só pode ter com outros crentes.

7. Os crentes podem ter parecido pessoas estranhas a você, mas ao ser salvo, Efésios 2:19 diz que você é __________________ dos santos.

8. Como Moisés em Hebreus 11:24-26, preferimos nos juntar a outros crentes, do que usufruir ________________ transitórios (por pouco tempo) do pecado. (v.25)

9. Vamos ver que se tornará cada vez mais difícil ter jugo desigual com os descrentes, porque Amós 3:3 diz que dois não podem andar juntos, se não estiverem de ____________.

NOTA: Na igreja local, você encontrará pessoas com as quais terá algo em comum — a fé em Jesus Cristo e o desejo de servi-LO.

—- Por que existe a necessidade de uma igreja local?

 

B. ELA É UMA PROTEÇÃO CONTRA AS DOUTRINAS FALSAS.

NOTA: A palavra doutrina significa "ensino" ou "instrução".

1. Atos 15:1-4 mostra que já havia doutrina falsa tentando penetrar na igreja. Havia quem dissesse que a menos que uma pessoa fosse circuncidada de acordo com o costume de Moisés, não podia ser ________________ (v.1).

2. Não se podia permitir que o falso ensino continuasse, porque alguns dos líderes, Paulo e ___________________ ,

discordavam abertamente do que estava sendo ensinado. (vs. 2).

3. A igreja local daquela cidade (Antioquia - 14:26 ), então os enviou aos ______________ e ________________ em Jerusalém, em relação a esta questão.

NOTA: A igreja em Jerusalém era grandemente respeitada, porque não somente era a primeira igreja cristã, mas a maioria dos apóstolos era de lá. O conselho deles naturalmente seria pedido, quando surgisse um problema.

4. Em I Timóteo 1:2-4, Paulo pediu a Timóteo (um jovem pastor) para ficar na cidade de Éfeso e admoestar certas pessoas a não ensinarem outra ___________________. (v.3).

5. De acordo com os versículos 6 & 7 do mesmo capítulo, alguns professores tinham se _________________ e estavam ensinando coisas erradas.

6. De acordo com I Timóteo 4:6-16, o pastor e as igrejas locais recebem a ordem de serem fiéis na leitura (ler a Bíblia publicamente na igreja), na exortação (urgir a congregação a seguir certo tipo de conduta) e no ____________ (v.13).

NOTA: A igreja local é um lugar onde líderes fiéis devem estar certos de que doutrinas falsas serão rejeitadas e corrigidas abertamente.

7. Hebreus 3:13 diz que os crentes devem exortar uns aos outros diariamente, para que não nos tornemos endurecidos pelo ________________ do pecado.

NOTA: O pecado é muito enganoso, porque quase sempre dá a falsa impressão de que é bom: quando na verdade é mau.

ILUSTRAÇÃO: Um bom exemplo para isto é o assunto do aborto. O aborto provocado é o assassinato de um nenen, antes de nascer. Acha esta afimação muito forte? Se achar, então considere este fato. Uma pessoa é considerada morta "legalmente" hoje quando deixam de existir ondas ou qualquer atividade no cérebro. Mas a profissão médica está sendo muito inconsistente então, porque já foram registradas ondas cerebrais num "feto" (o nenen) com uns 43 dias de concebido. Então porque não consideram este bebê uma "pessoa viva"? Simplesmente porque não querem ter que responder pelo pecado que cometem.

As pessoas contra o aborto são chamadas: "pró-vida (estamos de mãos dadas para preservar e proteger a vida do bebê que ainda não nasceu).

Isto coloca as pessoas a favor do aborto numa posição difícil. Elas deveriam ser chamadas "pró-morte" ou "pró-assassinato" . Mas qual o título que recebem? "Pró-escolha"! É um nome aparentemente bonito, não é? Tem som de liberdade. Mas é enganoso, porque significa: "ter a escolha de matar seu nenen que ainda não nasceu, se assim o escolher". É um ótimo exemplo do engano do percado.

NOTA: Um igreja local é importante, porque fala abertamente sobre estes assuntos, mostrando a verdade.

As pessoas que desprezam a igreja local muitas vezes são arrastadas por doutrinas falsas. A razão é que estão desobedecendo a Deus por não estarem na igreja, e ficam ouvindo multidões de opiniões sobre assuntos religiosos (de amigos, parentes, pregadores na televisão e no rádio), e assim não sabem muitas vezes em quem ou no que crer.

Mas o Senhor não pode mostrar a uma pessoa o que é certo? Pode. Mas Deus só fala através de Sua Palavra, a Bíblia; e a pessoa em questão já mostrou que não está disposta a ouvir à Bíblia, não comparecendo à igreja. Quando desobedecemos à Bíblia conscientemente, o Senhor não responderá às nossas orações. O Salmo 66:18 diz: "Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ________________".

-Por que existe a necessidade de uma igreja local?

 

C. PORQUE É O LUGAR ONDE VOCÊ EXERCE SEUS DONS ESPIRITUAIS.

1. Efésios 4:7,8 nos diz que quando Cristo subiu ao céu, Ele deu _______________ aos homens.

2. O versículo 11, do mesmo capítulo, nos diz que alguns dos dons eram apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e ___________.

3. O propósito destes dons, de acordo com o versículo 12, é edificar (construir) a ______________ de Cristo.

4. O resultado desejado dos dons espirituais é encontrado no versículo 14 - "para que não mais sejamos como meninos, ______________ de um lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina".

5. Efésios 4:16 diz que o corpo é bem ajustado ... pelo auxílio de toda _____________".

6. De acordo com 1 Coríntios 14:26: "tudo" (dons espirituais), deve ser usado na igreja com o propósito de ____________ (construir) os outros.

NOTA: A igreja local é um lugar onde você exerce seus dons espirituais em harmonia com os outros. Eles não devem ser exercitar egoisticamente; mas devem ser usados para fortalecer e ajudar os outros crentes. Se você é salvo, Deus lhe deu dons espirituais, e uma igreja local, em algum lugar, que precisa de você. Se ficar em casa, eles vão ter falta de algum modo.

 

REVISÃO:

1. A primeira razão porque existe a necessidade de uma igreja local é que ela provê a ______________ necessária.

2. Comunhão significa " __________ em comum".

3. Não devemos nos por em jugo desigual com os descrentes, porque ___________ não tem comunhão com a injustiça.

4. Como Moisés, preferimos nos associar com outros ____________, do que desfrutar prazeres transitórios do pecado.

5. A segunda razão porque uma igreja local é necessária é porque ela protege contra ____________ falsa.

6. A palavra doutrina significa: "____________ ou instrução".

7. Timóteo, um jovem pastor, recebeu o pedido de ficar em Éfeso, a fim de exortar alguns a que não ensinassem outra ____________.

8. O pecado é muito enganoso: isto é, ele dá a falsa impressão de ser ____________.

9. A terceira razão para a necessidade de uma igreja local é porque é um lugar onde você pode exercer seus dons____________.

10. O propósito dos dons espirituais é edificar ou construir a ____________ de Cristo.

11. Se você é salvo, há uma igreja local, em algum lugar, que precisa de ____________.

arrow1.gif (977 bytes)                                                             wpe2.gif (973 bytes)

FlagLine.gif (1691 bytes)

email2.gif (4742 bytes)   home2.gif (4757 bytes)   order2.gif (4770 bytes)   download2.gif (4793 bytes)

Chapter 1, 2, 3, 4, 5, Final Test   Liberty Bible Course Directory