III. Qual é a Responsabilidade da Igreja Local?

 

A. É DIZER AOS OUTROS COMO PODEM SER SALVOS.

1. As últimas palavras de Jesus sobre a terra foram ordens que precisamos obedecer. Algumas delas estão em Mateus 28:18-20, e o versículo 19 diz para ir e ______________________a todas as nações.

NOTA: Ensinar-lhes o que? Como podem ser salvos, porque Jesus continua a nos dizer para batizar estes pessoas. Como já vimos em nosso estudo sobre o Batismo, umapessoa só pode ser batizada após ser salva.

2. Marcos 16:15 diz que devemos ir ao mundo inteiro e pregar o _______________ a toda criatura.

3. De acordo com Mateus 22:36-39, o maior mandamento é amar a Deus. O segundo semelhante a este é amar nosso _______________ como a nós mesmos.

4. Lucas 13:3 diz: "Se, porém, não vos _______________ todos igualmente perecereis".

5. Em João 3:18, lemos: "o que não crê já está ___________".

NOTA: Se quisermos obedecer ao segundo maior mandamento de Deus, então temos que falar a nossos vizinhos a como escapar do juízo do inferno. Neste momento, sem Cristo, eles estão condenados.

 

B. É BATIZAR OS NOVOS CONVERTIDOS.

1. Mateus 28:19 diz que após ensiná-los (a como serem salvos e eles se decidirem por Cristo), então devemos ____________- los em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

2. Atos 2:41 diz que os que receberam a palavra (aceitaram Cristo como salvador) foram então _______________.

NOTA: O curso anterior, sobre o Batismo, mostra que a primeira ordem após sermos salvos é sermos batizados. Mostra também que só pastores e diáconos ordenados podem batizar alguém. Assim, uma responsabilidade clara da igreja local é ver que os novos convertidos sejam batizados.

 

C. É TREINAR OS CRENTES.

1. Em Mateus 28:20, a terceira e última ordem de Jesus é: "ensinando-os a guardar ____________ as cousas que vos tenho ordenado".

NOTA: "Todas as coisas" significa que não devemos parar de trabalhar com uma pessoa, após ela confiar em Jesus como Salvador e ser batizada. Há muito mais a aprender sobre como viver uma vida que agrada a Deus.

Romanos 12:1-2 mostra a importância de achar "a boa, agradável e perfeita _____________ de Deus". (A "vontade de Deus" é o que Deus quer realizar através de sua vida, e também aquilo que o tornará mais realizado na vida.)

2. II Timóteo 2:2 diz: "E o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para _____________ a outros".

3. Efésios 4:11-16 mostra o propósito dos dons espirituais dos líderes da igreja: "até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno _____________ do Filho de Deus". (v.13)

NOTA: Após ensinarmos a pessoa como "ter a vida eterna", precisamos ensiná-la a viver aqui de maneira que agrade a Deus.

 

D. É MANDAR E SUSTENTAR MISSIONÁRIOS.

1. Atos 1:8 diz que devemos ser testemunhas, "tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da __________________".

2. De acordo com Mateus 28:19, devemos ir e ensinar todas as ____________.

3. Em Marcos 16:15, a Bíblia diz: "Ide por todo o __________ e pregai o evangelho a toda criatura".

NOTA: A ordem do Senhor é clara - leve o evangelho ao mundo inteiro! Mas como uma pessoa pode fazer isto tudo sozinha? Este é exatamente o ponto - uma pessoa não pode fazê-lo sozinha.

4. De acordo com Lucas 10:1, Jesus escolheu ____________ homens para irem adiante d'Ele, dois a dois, a cada lugar onde Ele ia chegar.

5. Lucas 10:2 diz que devemos orar ao Senhor, para que mande ____________________ para Sua seara.

6. Em Marcos 5:1-19, lemos sobre um homen possuído pelo demônio, o qual teve um encontro com Jesus. O homen foi salvo e depois perguntou a Jesus se podia ir com Ele (isto seria um trabalho missionário). Mas Jesus lhe respondeu no versículo 19: "Yai para tua ____________, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fêz".

NOTA: A coisa importante sobre orar ao Senhor para que mande mais missionários, é que você se vê diante desta pergunta: "Será que Ele quer que eu vá?" E nunca vai ter paz sobre este assunto, até ter a resposta a esta pergunta.

ILUSTRAÇÃO: O que você faria se visse uma velhinha ao lado do carro atolado no meio da estrada? Será que não ia parar e oferecer ajuda? Talvez ela dissesse: "Muito obrigada. Mas se puder me deixar no primeiro telefone público já estará me fazendo um grande favor. Meu filho tem um reboque."

Deus quer que façamos o mesmo, em relação à missões. Você se ofereceu para sair do conforto de seu carro e ajudar aquela senhora no meio da lama. Será que não ofereceria o mesmo a Deus - deixar os confortos do lar e sair ao campo missionário a fim de trabalhar para Ele?

Pode ser que Ele recuse a oferta, como a velhinha o fez, mas lhe pedirá para ajudar de outra maneira. Talvez queira que ajude ali mesmo no carro (ou no seu trabalho - ou até mesmo no lugar onde mora). Você ajudou a velhinha sem sair do carro, e talvez Deus queira que ajude os missionários exatamente no lugar onde está. Você pode fazer isto dando dinheiro, mandando provisões ou orando!

Mas - cuidado! Dar nunca lhe dará paz - se Deus o chamou para ir!

7. Atos 11:22 diz que a ____________ que estava em Jerusalém enviou Barnbé (como missionário) até Antioquia.

8. De acordo com Atos 13:1-3, a igreja em Antioquia recebeu a ordem de "Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a __________ a que os tenho chamado".

9. A "obra" para a qual Deus os chamou é descrita no versículo 5 : "Chegados a Salamina, _______________ a palavra de Deus".

NOTA: Deus chama indivíduos para servi-Lo como missionários. A igreja então reconhece o chamado de Deus e oficialmente os envia á obra.

10. De acordo com Filipenses 4:15, nenhuma ____________ se comunicou com Paulo em sua viagem missionário, "no tocante a dar e receber", a não ser a igreja em Filipos.

11. O versículo 16, no mesmo capítulo, mostra que mandaram dinheiro "não somente uma vez, mas __________, o bastante para as minhas necessidades".

NOTA: Isto mostra como a igreja pode ser de grande ajuda ao sustentar os missionários de modo regular.

12. O versículo 17 mostra que este é um jeito pelo qual o fruto aumenta o ____________________ (no céu).

13. O versículo 19 diz que quando sustentamos missionários, Deus então promete "Suprir ... cada uma de vossas ______________ .

NOTA: O exemplo bíblico é sustentar missionários através da igreja local. Isto trará as bênçãos de Deus nesta vida, as quais suprirão suas necessidades, e também ajuntará recompensas para você no céu. (Veja Mateus 6:19-21)

 

E. É OBSERVAR A CEIA DO SENHOR.

1. De acordo com I Coríntios 11:23-24, "o pão simboliza o corpo de Jesus, que foi __________ por você".

NOTA: O pão é "partido", porque simboliza o corpo quebrado de Jesus por nós. Hoje, algumas pessoas já preparam o pão quadrado ou do tamanho certo par ser usado na Ceia, sem ter que parti-lo. Esta "conveniência" encoraja as igrejas a não obedecerem à Bíblia em suas práticas. Um pão sem ser partido não retrata o corpo de Jesus partido por nós, do mesmo jeito que "aspersão" não retrata "a morte, sepultamento e ressurreição" que o batismo deve retratar.

Este é outro exemplo de quão enganoso é o pecado (lembra-se de Hebreus 3:13?). Satanás quer que esqueçamos como o Senhor foi açoitado e partido por nós.

2. Mateus 26:27 mostra que Jesus depois "tomou um ____________ e , tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos".

3. O versículo 29 do mesmo capítulo, diz que o suco no cálice era do "fruto da ____________ (era suco de uva).

NOTA: Suco de uva é o que a Bíblia diz para usarmos no cálice. Ki-suco, refrigerante, ou vinho não são substitutos.

Jesus nunca fez nem nunca bebeu vinho com álcool, embora muita gente O acuse de fazer isto.

Uma razão porque sabemos que Ele nunca o fez é porque a Bíblia proibe. Provérbios 31:4 diz: "Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos _______________ desejar bebida forte". Jesus é o "Rei dos reis", de acordo com Apocalipse 19:16. E Ele é o "Príncipe da Paz" de acordo com Isaías 9:6.

Mas há quem persista em dizer que Ele fez vinho em Seu primeiro milagre. Primeiro de tudo, a Bíblia usa a palavra vinho no sentido geral ou genérico, às vezes, (Isaías 65:8 chama as uvas ainda penduradas na videira de vinho e é lógico que você não pode afirmar que sejam alcoólicas.)

É fácil provar que Jesus não fez vinho com álcool no primeiro milagre, mas simplesmente suco de uva. Em João 2:10 se as palavras "beberam fartamente" significam que a multidão estava "embriagada com álcool", e se Jesus fez mais bebida alcoólica para eles, então significa que Jesus está ajudando uma porção de bêbados a se embebedarem mais ainda!

Isto seria uma coisa muito estranha para Jesus fazer, pois I Coríntios 6:10 afirma que os bêbados não herdarão o reino de Deus. Se Jesus tivesse feito vinho com álcool para o povo, então o estaria ajudando a ficar fora do céu! Lucas 19:10 diz que Jesus veio buscar e ____________ o perdido.

Jesus nuca fez nem nunca tomou nenhuma bebida alcoólica - nem você deve!

4. I Coríntios 11:33 diz: "quando vos ____________ para comer (a Ceia do Senhor), esperai uns pelos outros".

NOTA: Isto nos montra duas coisas: Primeiro - A Ceia do Senhor só deve ser observada quando a igreja estiver reunida. Não é uma coisa para ser feita sozinha em casa, nem para ser levada a um indivíduo.

a. Não existe um só exemplo na Bíblia de levar a Ceia do Senhor a alguém moribundo. Uma pessoa à beira da morte não precisa de um símbolo do sangue de Jesus (que é o que o cálice representa) - ela precisa da coisa real! E esta pessoa pode ter o sangue de Jesus aplicado à sua alma simplesmente invocando o Senhor para salvá-la (Romanos 10:13).

b. Também não há um só exemplo na Escritura de se levar a Ceia do Senhor a um membro desviado, a fim de restaurá-lo à comunhão. A pior coisa que uma pessoa desviada pode fazer é tomar a Ceia do Senhor.

Por esta razão, I Coríntios 11:30 diz que há muitos fracos e ____________ entre vós.

Segundo - Isto nos mostra que todos na congregação já devem ter sido servidos, antes que alguém coma dos elementos: "esperai ums pelos outros", é o que I Coríntios 11:33 diz.

a. Isto significa que a congregação não deve ir até à frente e participar da comunhão um a um.

b. Isto significa que todos devem esperar para comer o pão e tomar o cálice até que todos tenham recebido. Então, todos devem comer ou beber ao mesmo tempo, quando o pastor ou diácono à frente assim o mandar.

 

F. É ADORAR AO SENHOR

1. Em Mateus 22:36-38 diz que o maior dos mandamentos é "____________ o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento."

2. Parte das reuniões das igrejas primitivas incluia louvar a __________, de acordo com Atos 2:47.

NOTA: Embora este ponto seja mencionado por último, é o mais importante a ser observado na igreja. Se uma igreja local se reúne com sucesso na salvação de almas, no crescimento dos membros, nas finanças e no número de missionários que sustenta, a tendência é exaltar o pastor ou a própria igreja - em vez de exaltar o Senhor. Eventualmente, Deus terá de tratar com a congregação local por causa do orgulho. Vamos sempre dar glória Aquele a quem é devida - Deus. A Bíblia diz em I Coríntios 1:31, "Aquele que se gloria, glorie-se no ____________".

 

REVISÃ0:

1. Uma responsabilidade da igreja local é dizer aos outros como podem ser ____________.

2. Depois de salvos, é nossa responsabilidade ensinar-lhes que devem ser _____________.

3. Depois que ensinamos uma pessoa como ela pode ter a vida eterna, então precisamos ensinar-lhe a viver de modo que __________ a Deus.

4. Outra responsabilidade da igreja local é enviar e _____________

os missionários.

5. Dar aos missionários, nunca lhe trará paz, se Deus o tiver chamado a _______________.

6. O pão partido deve ser usado na Ceia do Senhor, porque retrata o _____________________ de Jesus partido por nós.

7. O suco da __________ deve ser uas do no cálice, quando a Ceia do Senhor esta sendo observada.

8. O maior dos mandamentos (e assim a maior responsabilidade da igreja local) é " ____________ o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

arrow1.gif (977 bytes)                                                             wpe2.gif (973 bytes)

FlagLine.gif (1691 bytes)

email2.gif (4742 bytes)   home2.gif (4757 bytes)   order2.gif (4770 bytes)   download2.gif (4793 bytes)

Chapter 1, 2, 3, 4, 5, Final Test   Liberty Bible Course Directory