V. Veja a Certeza da salvação

"Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus." 1 João 5:13

 

A. VOCÊ NUNCA PODE PERDER SUA SALVAÇÃO POR CAUSA DO PAGAMENTO QUE JESUS FEZ.

    1. Hebreus 10:12 diz que Jesus ofereceu _______________ sacrifício pelos pecados, para ____________ .

    2. Hebreus 9:12 nos diz que Jesus, por Seu próprio sangue, entrou _____________ no Santos dos Santos, tendo obtido ____________ redução para nós.

    NOTA: Jesus pagou todos os pecados que cada pessoa cometeu ou cometerá.

    Ele fez isto oferecendo um sacrifício por toda a eternidade.

    3. De acordo com Hebreus 10:17, Deus _____________________ se lembrará dos nossos pecados.

    4. Salmo 103:12 diz que "quanto dista o Oriente do Ocidente", assim Deus "____________ de nós as nossas transgressões".

   NOTA: Quando pecamos após sermos salvos, isto não afeta nosso relacionamento com Deus, mas afeta nossa comunhão. 1 João 1:9 diz que quando __________________ nossos pecados, Deus nos perdoará e purificará.

* relacionamento = "estado de ser relacionado (aparentado) com alguém".

* comunhão = "estado de poder se comunicar ou ter em comum com alguém".

    ILUSTRAÇÃO: Se a esposa deixa o jantar queimar, isto significa que o relacionamento do casamento está quebrado? É claro que não. O erro que cometeu pode afetar a comunhão entre eles, a comunicação aquela noite, mas com certeza não porá fim ao relacionamento.

    Se o marido esquece de dar um presente à esposa no dia do aniversário de casamento, isto significa que não estão mais casados? Lógico que não. Provavelmente este erro afetará a comunhão entre ele e a esposa, até pedir-lhe desculpa.

    Do mesmo modo, quando pecamos após sermos salvos, isto não afeta nosso relacionamento com Deus, mas afeta nossa comunhão. Não perdemos a Salvação, mas perdemos a capacidade de nos comunicar com Deus, até que confessemos nosso pecado. Salmo 66:18 diz que se contemparmos a vaidade em nosso coração, O Senhor não nos ______________ quando orarmos.

    A fim de manter um casamento dando certo, os cônjuges devem estar dispostos a pedirem desculpas um ao outro, quando fizerem algo errado; do contrário, logo deixarão de se falar.

    O mesmo acontece entre nós e Deus. Se quisermos que Ele ouça nossas orações, se quisermos ter comunicação aberta com Ele, então devemos estar dispostos a confessar nossos pecados a Ele.

 

B. VOCÊ NUNCA PODE PERDER SUA SALVAÇÃO POR CAUSA DA PROMESSA QUE JESUS FEZ.

    1. Em João 6:37, Jesus diz que "o que vem a mim, de modo nenhum (por nenhuma razão) o lançarei ________ ."

    2. João 10:28 mostra que as pessoas salvas estão na mão de Jesus, e que ____________ perecerão eternamente, e "ninguém as ____________________" de Sua mão.

    3. De acordo com o versículo seguinte, elas também estão na mão do Pai, e ninguém pode __________________ da Sua mão.

   NOTA: O retrato que temos é que estamos seguros na mão de Jesus, e ninguém jamais tera força suficiente para abrir Sua mão e nos tirar de lá. Então, fora da mão de Jesus, temos a mão do Pai. E ninguém jamais terá força para nos tirar de lá, porque Ele é maior do que todos.

    Ninguém, nem mesmo Satanás, pode abrir a mão de Deus e nos fazer cair de lá e perder a salvação.

    4. Romanos 10:13 diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor para salvá-lo, ________ salvo.

    NOTA: Você não pode prosseguir na vida cristã, até ter certeza de que é salvo, e que Jesus jamais o deixará. Este versículo não diz: "talvez seja salvo", mas diz "será salvo".

PERGUNTAS:

    1. Quando foi salvo? ________________________________

    2. Já notou que Deus jamais lhe dará as costas, nem jamais lhe tirará a salvação? _____________________________________

 

REVISÃO:

    1. Quantos sacrifícios Jesus teve que fazer para tirar todos os nossos pecados? _______

    2. Deus se lembra de nossos pecados, após sermos salvos? ______

    3. Quando pecamos, após sermos salvos, isto não afeta nosso relacionamento com Deus, mas afeta nossa ______________________ com Ele.

    4. Um pessoa salva está nas mãos de duas Pessoas.

Quem são elas?

    a.

    b.

arrow1.gif (977 bytes)                                                             wpe2.gif (973 bytes)

FlagLine.gif (1691 bytes)

email2.gif (4742 bytes)   home2.gif (4757 bytes)   order2.gif (4770 bytes)   download2.gif (4793 bytes)

Chapter 1, 2, 3, 4, 5, Final Test   Liberty Bible Course Directory